Por Claudiano Soares (PEQUENO),
O Senador Valadares, PSB, praticamente nunca esteve fora do poder e quando esteve aliou-se aos grupos vencedores. Sua história política é invejável, desde sua primeira eleição a prefeito de Simão Dias até os dias atuais, perpassando pela assembleia legislativa, câmara federal, vice-governador, governador e Senador.
O Senador Simãodiense tem uma característica que poucos políticos têm: é discreto e não se mete em intrigas e confusões com seus oposicionistas, ou seja, Valadares não tem inimigos no meio político e consegue conversar com todos eles. Quem já viu Valadares criticar Albano, João, Almeida Lima, dentre outros?
No entanto, mesmo mostrando fiel da balança na eleição de 2010 no grupo liderado pelo governador Marcelo Déda, o Senador da República enfrentará sua campanha mais difícil. Pois em 1994 quando disputou sua primeira eleição para o Senado enfrentou líderes antigos e aliou-se ao prjeto de Jackson Barreto. Já em 2002, aliando-se ao projeto do PT enfrentou novamente forças minoritárias. Nas duas eleições a disputa eram por duas vagas. Em tempo, lembro que tanto em 1994 como em 2002, Pedrinho Valadares perdeu a eleição para deputado federal. Será que Valadares Filho também corre perigo?
Contudo, agora em 2010 o Senador está em apuros. Dessa vez, além de tentar se reeleger, tentará levar a tiracolo o seu filho o deputado federal Valadares Filho. Enfrentará Jackson Barreto numa mesma coligação e de quebra, possivelmente, João Alves ou Albano, sem falar em Amorim que não entrará para perder. E ao que tudo indica, uma vaga ficará com a situação e a outra com a oposição.
Enfim, só não vale o Senador Valadares que aprece em quarto lugar nas pesquisas trocar votos com a oposição para amenizar os estragos que Jackson poderá fazer em 2010. Quem viver verá...!!!